Freguesia de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga Freguesia de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga

Heráldica

Brasão Silvares 

Escudo de ouro, balança de vermelho, sustentada por uma lâmina flamejante de azul e punho de negro, tudo realçado de prata; em orla, ramo de silva, de verde, frutado de púrpura. Coroa mural de três torres. Listel branco com a legenda a negro: "SILVARES - LOUSADA".

De notar que o brasão da Freguesia de Silvares representa o que de mais significativo a freguesia apresenta, na sua história e na sua paisagem.

Em primeiro lugar a espada e balança, símbolos do seu padroeiro, S. Miguel, inseridos no escudo a ouro, pelo valor que a terra representa, quer cultural, quer economicamente.

A rodear a balança, uma coroa de silvas, com frutos maduros, símbolo do próprio nome "Silvares", terra de floresta.



Brasão Pias

Escudo de prata, duas espigas de milho de vermelho, folhadas de verde, com os pés passados em aspa; em chefe, cacho de uvas de púrpura, folhado de verde; campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ PIAS - LOUSADA “.



Brasão Alvarenga

Escudo de prata, aspa de negro acompanhada em chefe de um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde, e uma espiga de milho de ouro, folhada de verde e, em ponta, de uma flor-de-lis de azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : “ ALVARENGA - LOUSADA 


Brasão Nogueira

Escudo de ouro, Nogueira de verde frutada de vermelho, entre uma roda dentada, e uma bilha de barro, ambas de vermelho; em campanha cacho de uvas de púrpura, folhado de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «NOGUEIRA - LOUSADA».


Brasão União das Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga

Escudo de ouro, coroa mural de prata de quatro torres. Pois Silvares, sede da Freguesia, é freguesia urbana e sede concelhia.

Listel de prata, com a legenda a negro "União das Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga". 


Cacho de uvas: Representa as atividades económicas, nomeadamente a agricultura e a produção do famoso vinho verde. 

Roda dentada: Representa a industria local.

Livro: Representa a cultura e a educação.  Dado que é nesta Freguesia que se concentram grande parte dos estabelecimentos de ensino do Concelho. 

Burelas ondadas: Representa o Rio Sousa. 



Bandeira 

Esquartelada de verde e Amarelo. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança douradas . Motivos cacho de uvas, roda dentada, livro e burelas ondadas. 


Descarregue aqui a APP GESAutarquia,

© 2023 Freguesia de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia