Freguesia de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga Freguesia de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga

Caracterização

Freguesia de Alvarenga

Situada bem no centro do concelho, entre as encostas da Serra de Campelos e as agras férteis do Rio Sousa, Alvarenga ocupa uma posição geográfica distando cerca de 3km da sede do Concelho. 

Os primeiros registos da Freguesia surgem através de um testamento que data 14 de Fevereiro de 1046, o qual menciona a existência de um "casal" pertencente a Vimaredo. Em 1758 são mencionadas nesta Freguesia  2 capelas, a de S. Lourenço, no lugar da Feira e S. Roque, junto ao cruzeiro que depois passou para a casa particular de Manuel Henriques Peixoto no lugar do Bairro, não existindo vestígios de nenhuma delas, e como locais de interesse tem a Casa da Rabada, Casa dos Temates, Fonte do Passadiço e os Cruzeiros. 

Orago: Nossa Senhora da Natividade

População: 242,4 hab/km²

Atividades económicas: Indústria de confeções e calçado, construção civil, comércio, serviços, agricultura e transformação de madeira

Festas e romarias: Nossa Senhora da Natividade - 08 de Setembro 

Coletividades: Associação Desportiva e Recreativa "Os amigos de Alvarenga", Moto Clube de Lousada


Freguesia de Nogueira

Situada junto à margem direita do Rio Sousa, Nogueira integra o concelho de Lousada, distrito do Porto. Estende-se por uma superfície territorial de km, onde se englobam os lugares de Igreja, Souto, Recemonde, Lugar Novo, Linhares, Campo, Casa da Bouça, Montegilde, Devesa, Rua Nova, Vassoural, Guindes, Cruzeiro, Forte Cova, Lagoa, Cargo, Boavista, Outeiro, Lameira, Fundo de Vila, Coutada e Loureiro. Localizada no coração do concelho e a dois quilómetros da sede, na margem direita do rio Sousa, Nogueira está rodeada por Macieira, Aveleda, Pias, Silvares e Alvarenga. Antiga freguesia de Santa Cristina de Nogueira era da apresentação do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde, no antigo concelho de Unhão, tendo passado mais tarde a reitoria.

Orago: Santa Cristina 

População: 649,2 hab/km²

Atividades económicas: Indústria de confeções e calçado, construção civil, comércio, serviços, agricultura e transformação de madeira

Festas e romarias: Santa Cristina - 3º Domingo de Julho 

Coletividades: Associação dos Jovens Maduros de Lousada, Associação Recreativa de Nogueira, BML - Banda Musical de Lousada, Associação Dicas  Danças e Rancho Folclórico de Nogueira


Freguesia de Pias

É uma freguesia do concelho de Lousada, no distrito do Porto, situada na margem direita do rio Sousa, a freguesia de Pias dista cerca de 2 km da sede do concelho e tem por orago São Lourenço.

É de crer que o nome de Pias provém do facto de nesta freguesia existirem umas pedras com uma cavidade em forma de pias. Segundo populares locais estas poderiam ter sido lagares, ou sepulturas alti-medievais, todavia, pelos dados atualmente disponíveis, parece tratar-se de um espaço cultual "tipo Panóias". Conta-se também que há muito tempo quatro amigos pelas duas horas da madrugada, quando passavam em direção a Romariz viram um vulto. Correram atrás dele até ao penedo das Moutadas. Quando lá chegaram reparam que um cavalo branco bebia numa pia.

Aproximaram-se, mas ele tinha desaparecido. Regressaram e contaram o sucedido aos amigos, que se riram pois não acreditaram.

Dirigiram-se de novo às Moutadas e verificaram a existência de pegadas do cavalo. Em homenagem à origem deste nome foi construída em Pias um monumento alusivo a esse tema, situado numa rotunda da freguesia.

A nível de património cultural edificado é de destacar a Igreja Matriz e a capela de Nossa Senhora do Avelar.

Orago: S. Lourenço 

População: 477 hab/km².

Atividades económicas: Indústria de confeções e calçado, construção civil, comércio, serviços, agricultura e transformação de madeira

Festas e romarias: S. Lourenço - 1º Domingo de Agosto; Senhora do Avelar - Julho 

Coletividades: (ARCP) Associação Recreativa e Cultural de Pias , (A.C.R.) Associação "Os Pienses", Casa do Benfica, Clube Ténis de Mesa , Lousada Académico Clube, Ruínas e Vidas em Cena


Freguesia de Silvares

A freguesia de Silvares situa-se no coração do concelho de Lousada, sendo aqui que se concentram os seus serviços fundamentais, tais como a Câmara Municipa, o Tribunal, os Bombeiros, a GNR, Hospital, Centro de Saúde, a maioria dos bancos, os serviços de notariado e a conservatória, etc.

Silvares é por isso uma freguesia estratégica para a afirmação do concelho.

Com uma longa história, marcada por acontecimentos desde a antiguidade até aos dias de hoje, Silvares afirma-se pela empatia entre uma realidade urbana e uma realidade rural, envolvidas e atravessadas por um conjunto vasto e qualificado de vias de acesso e auto-estradas.

Orago: S. Miguel

População: 2 799 habitantes (2001)

Atividades económicas: Indústria de confeções e calçado, construção civil, comércio, serviços, agricultura e transformação de madeira

Feiras: Mensais aos dias 9 e 25 e anual a 26 de Dezembro

Festas e romarias: Festas do Concelho (último fim-de-semana de Julho e S. Miguel (último domingo de Setembro)

Património cultural e edificado: Pelourinho (monumento nacional) e Igreja do Senhor dos Aflitos

Outros locais de interesse turístico: Monte do Senhor dos Aflitos

Artesanato: Latoaria

ColetividadesAssociação de Cultura musical de Lousada, Associação Industrial e Comercial de Lousada, Associação Desportiva de Lousada, Associação Recreativa de Silvares

 

É o coração geográfico e a freguesia sede do concelho. Está rodeada por Lousada (Santa Margarida), Alvarenga, Nogueira, Pias, Boim, Cristelos, Ordem, Barrosas (Santo Estevão) e ainda por Idães (do concelho de Felgueiras).

Foi também conhecida como Silvares da Serra e S. Miguel de Silvares.

Já do Século XII para o seguinte se encontrava esta povoação organizada paroquialmente na terra ou julgado de Lousada, onde foi das iniciais. As inquirições de D. Afonso II (1120) chamam à sua igreja de Santo Michaele de Lausada, para mais tarde, as de D. Afonso III (1258) referirem que o templo já então não era novo e fora fundado talvez cavaleiros-vilões.

Silvares é um dos mais pujantes núcleos industriais de todo o concelho.

Viver em Silvares é cada vez mais sinónimo de qualidade de vida: pelos acessos de que dispõe (30 minutos do Porto ou Braga), pela envolvente ambiental e agrícola, pela oferta cultural diversificada, pela simpatia das suas gentes, pela vasta oferta comecial, etc.

Venha conhecer Silvares e apaixone-se. temos também um lugar para si, à sua espera!

© 2024 Freguesia de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia